sábado, 14 de fevereiro de 2015

Alimentos que devem ser consumidos na menopausa.


Alimentação correta diminui efeitos da Menopausa

Nutrientes reforçam as funções cerebrais

Um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas. A conhecida menopausa pode apresentar diversos efeitos no dia-a-dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos. 

Portanto, a busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina do dia-a-dia das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico, os alimentos. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento da menopausa. 

A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona. 

Nessa fase, principalmente, o consumo de frutas e castanha do Pará faz toda a diferença. A vitamina C das frutas cítricas torna-se necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, além de antioxidante, fortalece as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. "Uma alimentação adequada é muito importante no período de menopausa. Com o fim do período fértil, o organismo fica muito frágil e os alimentos agem suprindo as necessidades", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clinica Equilíbrio Nutricional.

Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos. Neste caso, a nutricionista Roseli dá a dica. "Alimentar-se de vegetais verdes e alimentos fortificados com cálcio é essencial para a garantia da saúde da massa óssea".

Para garantir um cardápio saudável que possa auxiliar no combate aos efeitos da menopausa, a nutricionista da clinica Equilíbrio Nutricional elaborou um quadro com dicas de alimentos:

Vitamina E: diminui as ondas de calor. 
Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais. 

Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar. 
Fontes: cereais integrais, ovos e grãos. 

Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos.
Fontes: Frutas cítricas. 

Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama. 
Fontes: vegetais verdes escuros. 

Magnésio: age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores. 
Fontes: cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.

Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular. Fontes:Vegetais verdes, leite e derivados. 

Vitamina D3: reforça o sistema imunológico, melhora a absorção de cálcio.
Fontes: óleos vegetais. 

Selênio: antioxidante e fortalece as funções cerebrais. 
Fonte: castanha do Pará. 

Ômega 3: melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica - glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguinea. 
Fontes: linhaça e peixes de água fria. Substâncias fitoestrogenas: possuem ação similar ao hormônio estrógeno. 

Proteínas de alto valor biológico: para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos. 
Fontes: ovos, aves e carne bovina. 

Zinco: é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas. 
Fontes: Frutos do mar e peixes. 

Fonte do artigo: Minhavida.com.br




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Um bela canção!




Gratidão....
É uma das mais belas canções 
que o coração pode expressar.

( by Irismar Oliveira)

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Os Sintomas da Menopausa


25 SINTOMAS DA MENOPAUSA


Fazendo uma pesquisa sobre os sintomas da menopausa
achei esse artigo que achei precioso para compartilhar com
todas vocês que por aqui passam. Talvez você não esteja na idade
mas conhece alguém que está entrando nessa fase. 

1- ONDAS DE CALOR – FOGACHO
O fogacho, também chamado de afrontamento, são as famosas ondas de calor que ocorrem na perimenopausa. O fogacho é o sintoma mais comum da menopausa, ocorrendo em mais de 80% das mulheres.
Os calores são causados pela redução da produção de estrogênio, o que provoca uma desregulação do termostato normal do corpo. Os afrontamentos iniciam-se no período pré-menopausa e costumam durar até 2 anos após a menopausa. Durante o restante do climatério, eles costumam desaparecer, mas cerca de 10% das mulheres permanecem tendo-os por muito tempo, algumas até os 70 anos. A pior fase dos calores costuma ser no ano anterior à menopausa.
O fogacho geralmente começa como uma súbita sensação de calor centralizado na parte superior do tórax e rosto, mas que rapidamente torna-se generalizada. A sensação de calor dura de dois a quatro minutos, é freqüentemente associada a uma transpiração abundante e, ocasionalmente, palpitações. Também são comuns a ocorrência de calafrios, tremores e um sentimento de ansiedade.
A frequência dos afrontamentos varia muito, desde apenas 1 ou 2 episódios por dia até dezenas de episódios ao longo das 24 horas. As ondas de calor são particularmente comuns à noite.
Nós temos um texto que fala especificamente sobre o fogacho.
2- SUORES NOTURNOS
A sudorese noturna é uma variante dos fogachos. Em algumas mulheres, os afrontamentos ocorrem predominantemente à noite, provocando uma intensa sudorese durante o período do sono. Em muitos casos, esses afrontamentos noturnos atrapalham o sono e agravam os sintomas de cansaço e irritação da perimenopausa.
O consumo de bebidas alcoólicas durante o dia e um quarto mal ventilado colaboraram para o agravamento dos afrontamentos noturnos.
3- DISTÚRBIOS DO SONO
Os afrontamentos noturnos, como já referido, são importante causa de pertubação do sono no período perimenopausa. Eles, porém, não são os únicos. Muitas mulheres na pré-menopausa têm dificuldades para dormir mesmo na ausência dos fogachos.
A insônia pode surgir até 7 anos antes da menopausa e costuma se agravar no último ano da pré-menopausa. Mulheres ansiosas ou deprimidas costumam ser aquelas com maior dificuldade para dormir.
4- MENSTRUAÇÃO IRREGULAR
Alterações do período menstrual já podem ocorrer antes mesmo da mulher entrar no período pré-menopausa. Inicialmente as alterações são sutis e incluem mudanças na intensidade do sangramento e encurtamento do ciclo.
Conforme a menopausa vai se aproximando, as alterações menstruais se tornam mais óbvias. O ciclo agora passa a ser irregular e torna-se mais longo, podendo durar 40 a 50 dias. O volume menstrual se altera (para mais ou para menos) e escapes podem ocorrer no meio do ciclo.
A menstruação vai se tornando cada vez mais irregular, até desaparecer. A mulher na pré-menopausa não tem como saber quando será sua última menstruação. O diagnostico da menopausa só pode ser estabelecido retrospectivamente, quando a mulher completar 1 ano sem menstruar novamente.
5- DEPRESSÃO
Mulheres na pré-menopausa têm 2,5 vezes mais chances de entrar em depressão do que em outras fases da vida. O risco é ainda maior naquelas que têm severos sintomas da pré-menopausa, principalmente fogachos e distúrbios do sono. A depressão também pode ocorrer em mulheres que se veem aproximando-se da menopausa e ainda desejam engravidar.
Acredita-se que a redução dos níveis de estrogênio, associada aos sintomas incômodos da pré-menopausa e ao fato da mulher reconhecer que está ultrapassando a fronteira entre a juventude e a velhice, colaborem para uma maior incidência de depressão neste período. Após o primeiro ano de climatério, o risco de depressão começa a cair.
6- ANSIEDADE
A ansiedade durante a perimenopausa é provavelmente causada pela queda nos níveis de estrogênio circulantes no corpo, o que reduz a produção de neurotransmissores responsáveis ​​pela regulação do humor, como a serotonina e a dopamina.
7- ALTERAÇÕES DO HUMOR
Pelos mesmos motivos expostos no tópico anterior, a flutuação dos níveis de estrogênio é responsável pela grande variedade do humor das mulheres no período pré-menopausa. Durante um único dia, a mulher pode alternar entre euforia, raiva e tristeza, sem haver um motivo real para tal.
Quando os sintomas físicos da menopausa são importantes, os sintomas emocionais também costumam ser.
8- SECURA VAGINAL
O revestimento da vagina  é composto por tecidos dependentes de estrogênio. A deficiência de estrogênio que ocorre na menopausa leva ao adelgaçamento do epitélio vaginal, resultando em atrofia da vagina (vaginite atrófica) e sintomas de secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual (chamada de dispareunia).
A secura vaginal inicia-se na pré-menopausa, mas torna-se realmente evidente no climatério.
9- REDUÇÃO DA LIBIDO
As alterações hormonais típicas da menopausa são as responsáveis pela redução da libido na mulher. Além disso, a própria secura vaginal pode tornar o ato sexual doloroso, o que, aliado a uma redução do aporte de sangue para a região vaginal e vulvar pela deficiência de estrogênio, pode reduzir a capacidade da mulher de ter prazer com o sexo.
10- MEMÓRIA FRACA
O estrogênio também parece ter importante papel no funcionamento normal do cérebro feminino. Na perimenopausa, as mulheres podem começar a ter lapsos de memória de curto prazo, tornando-se mais comuns esquecimentos triviais, tais como onde guardou a chaves, aniversários de amigos e datas de reuniões. Em geral, não é nada muito grave, mas em pessoas muito metódicas, pode ser algo que gere grande incômodo.
Os lapsos de memória são mais comuns em mulheres deprimidas, estressadas ou muito cansadas.
11- DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, as alterações dos níveis de estrogênio causam alterações na capacidade de concentração das mulheres na perimenopausa. Além disso, os outros sintomas da menopausa, como insônia, cansaço, ansiedade, fogachos, etc, também colaboram para uma menor capacidade de se focar nos estudos ou no trabalho.
12- DOR NAS ARTICULAÇÕES
A saúde das articulações, tendões, ligamentos e músculos também sofre com a queda dos níveis de estrogênio. Cerca de 60% das mulheres na pré-menopausa queixam-se de dores articulares. Mulheres obesas ou com sobrepeso são as que mais têm problemas.
Ao contrário de vários sintomas da menopausa que desaparecem no climatério, as dores nas articulações costumam permanecer.
13- PELE SECA
A redução dos níveis de estrogênios está relacionada a uma queda na produção de colágeno, que é a substância que mantem nossa pele firme e com boa aparência.
Portanto, quando a produção de colágeno é alterada, a pele fica mais fina, mais seca, mais descamativa e menos jovem. O ressecamento da pele pode provocar coceira, que em alguns casos pode ser bastante incômoda.
14- QUEDA DE CABELO
A saúde do cabelo das mulheres também está intimamente ligada aos níveis de estrogênio e colágeno. Na perimenopausa, a mulher começa a notar que a qualidade do seu cabelo se altera, tornando-se mais seco, quebradiço e caindo com mais facilidade. Essa situação tende a ser agravar no climatério.
15- UNHAS FRACAS
Assim como a pele e o cabelo, a saúde das unhas também sofre com a redução dos níveis de estrogênio. Na perimenopausa, as unhas começam a ficar mais ressecadas e fracas, podendo quebrar com facilidade.
16- CANSAÇO
O cansaço, a falta de energia e a pouca disposição para eventos do dia-a-dia também são extremamente comuns antes da menopausa. Eles ocorrem não só pelos desequilíbrios hormonais, mas também pelas alterações de humor e pela falta de sono. Em geral, o cansaço melhora na fase do climatério.
17- GANHO DE PESO
O metabolismo e a forma como o corpo armazena gordura se alteram com a redução dos níveis de estrogênio. O gasto calórico basal do corpo diminui, fazendo com que seja mais fácil engordar com menos calorias. Além disso, o corpo passa a ter um padrão de acúmulo de gordura mais parecido com os homens, com mais deposição de gordura na barriga e ao redor da cintura.
18- DOR NA MAMA
Mastodinia é o termo usado para dor nas mamas. Esse sintoma é muito comum nos primeiros anos da pré-menopausa, mas vai ficando mais brando conforme a menopausa se aproxima. Em geral, ele desaparece no climatério.
19- DOR DE CABEÇA
Existe um tipo de enxaqueca que está relacionada ao período menstrual, ocorrendo de forma cíclica todo o mês, logo antes da menstruação descer. As mulheres que têm esse tipo de dor de cabeça podem notar um agravamento da mesma quando entram na pré-menopausa.
Mesmo mulheres que nunca tiveram dor de cabeça relacionada à menstruação podem passar a tê-la na perimenopausa. Em geral, a enxaqueca começa até 7 anos antes da menopausa e vai se intensificando conforme o ciclo menstrual vai ficando cada vez mais irregular.
20- PALPITAÇÕES
Conforme a menopausa se aproxima, palpitações e sensação de batimentos cardíacos alterados vão se tornando comuns. Habitualmente, não há motivos para preocupação e as palpitações somem no climatério.
Pacientes ansiosas e com fogachos intensos podem ter palpitações com mais frequência.
21- INFECÇÃO URINÁRIA
Assim como ocorre com a vagina, a uretra, canal que transporta a urina vinda da bexiga, é revestida por um tecido muito sensível ao estrogênio. Durante a pré-menopausa ela torna-se mais fina, ressecada, menos elástica e mais irritável, facilitando a invasão por bactérias.
Algumas mulheres podem passar a ter infecção urinária de repetição a partir da menopausa, situação que pode ser contornada com a aplicação de estrogênio vaginal.
22- PELOS FACIAIS
Na perimenopausa as relação entre os níveis de estrogênio (hormônio feminino) e androgênios (hormônio masculino) se alteram. Toda mulher  produz pequenas quantidades de androgênios durante a vida, cujo os efeitos são bloqueados pelo estrogênio.  Conforme a menopausa se aproxima, os níveis de estrogênios caem e os de androgênios sobem.  Esse aumento dos hormônios masculinos podem provocar o aparecimento de pelos na face da mulher, principalmente no queixo.
Além do queixo, novos pelos também podem surgir na região do bigode, nas bochechas e até no peito e no abdômen.
23- OSSOS FRACOS
Conforme envelhecemos, nossos ossos vão se tornando mais fracos. Esse processo é bastante acelerado pela falta de estrogênios da menopausa, fazendo com que mulheres estejam muito mais sujeitas à osteoporose e fraturas, como a do colo do fêmur, do que os homens.
Conforme o climatério avança, mais comum torna-se a ocorrência de osteoporose.
24- DESEQUILÍBRIO E TONTURAS
Episódios súbitos de tonturas e perda do equilíbrio costumam se tornar mais frequentes na perimenopausa. As causas ainda não estão bem esclarecidas, mas, como todos os sintomas da menopausa, há um importante componente da falta de estrogênios.
25- SENSAÇÃO DE BARRIGA INCHADA
Uma sensação de barriga inchada ou distendida é comum no período perimenopausa. Mulheres que já apresentavam esse sintoma durante a sua menstruação costumam ser as que mais sofrem nesta fase.
Acredita-se que a redução do estrogênio altere a forma com o corpo digere as gorduras da alimentação, fazendo com que haja maior produção de gases, o que seria o responsável pela sensação de barriga inchada.

Fonte do artigo : MD saúde

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segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

BB da Loreal!

Olá amigas!
Estou de volta para falar de um produto que compre, e estou gostando muito.
É o BB cream da L Oreal. Alguns dias atrás entre numa farmácia aqui em Fortaleza para ver o preço de uma base da NIVIA, olhando ele estava custando em torno de R$ 18,00, perguntei a moça do balção se ele era bom, ela olha e disse: NÃO! Compre e me arrependi, mas tem um outro custa um pouco mais R$ 20,00 que vale a pena.

Bom o que posso falar dele é que é bom mesmo principalmente para a minha pele que é oleosa caiu muito bem. 

O BB Cream da L’Oréal é perfeito para quem procura cobertura leve com acabamento seco.

Quando foi lançado ele só tinha duas cores o claro e o médio, agora tem para a pele escura. Sou branca e optei pela cor média ficou ótima, acho que a cor clara é para a pele bem clarinha. 


Abraço para todos que por aqui passam.

By Irismar Oliveira


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sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Que tal um bolo sem farinha de trigo e açúcar?

Olá amigas alguns meses atrás ganhei algumas bananas, e fiquei sem saber o que fazer com tantas bananas. Foi quanto tive a ideia de pesquisar sobre receitas de bolo feito com banana, e para minha surpresa encontrei uma que amei. Além de gostoso é bem saudável . E o bolo de banana sem açúcar e farinha 

Aproveite e faça para o fim de semana. 

Adaptei ela na quantidade:

10 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras);
- 1 1/2 xícara de uvas passas pretas;
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 pacote de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos)Meu filho acho melhor com a fina 
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.

* Minha xícara medidora tem 220ml.


Como é uma massa pesada é aconselhável bater no liquidificador os ingredientes mais leves, e juntar a aveia e o fermento em uma tigela. unte e polvilhe com farinha de trigo.

Leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos. 
* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Se desejar na hora de servir, polvilhe  canela (mas só se gostar, no meu caso não coloquei canela e ficou uma delicia) 




Achei lá na  Panela Terapia.com



domingo, 13 de abril de 2014

Cidade de Fortaleza!!



Hoje a capital cearense comemora 288 anos próximo domingo e na melhor que deixar um pouco dela aqui para vocês que por aqui passam.

Dragão do Mar 


Por so sol na lagoa da Maraponga
um bairro da capital 

Praça na Lagoa da Messeja
um bairro da capital 


Espigão na praia de Iracema


O Mercado Central é um dos lugares mais 
desejados pelos turistas que visitam Fortaleza, 
pois lembrancinhas sempre são compradas para 
pessoas queridas, .

sábado, 2 de novembro de 2013

Alguns lugares para visitar em Fortaleza



Ola amigos depois de um bom tem sem postar sobre o nosso querido ceara, hoje estou voltando e postando alguns lugares mais visitados aqui em Fortaleza.

Teatro José de Alencar


Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala de espetáculo em estilo art nouveau, auditório de 120 lugares.
Endereço: R. Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza -

Mercado Central 



O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais. É gerido pela ALMEC, mas é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza e está localizado no Centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza




Horário de Funcionamento 
Segunda à Sexta: 08:00hs às 18:00hs 
Sábado: 08:00hs às 17:00hs 
Domingo: 08:00hs às 12:00hs 
Estacionamento: 220 vagas (carros) e 10 (ônibus


Centro das Tapioqueiras 


Fica Rodovia CE-040, CE



Para os que seguem para as praias do litoral leste, o conjunto de 
26 tapioqueiras pode ser considerado uma atração turística de Fortaleza.
 Tem mais de sessenta tipos à venda no local, tem a de carne de sol com queijo de coalho camarão. Pode encontra também as doces como banana, leite condensado e canela .Além das tapiocas, tem bastante saída a panelada com arroz e cuscuz. 




Horário: 5h/0h (sáb., dom. e feriado 
a partir de 4h)



Fonte do artigo: Blog Dicas para Mulheres
Fonte das imagens: Google.com




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