COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Caminhar ou correr qual é o melhor para a saúde? - Dicas Para Mulheres

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Caminhar ou correr qual é o melhor para a saúde?


Correr ou caminhar?


Ambos são saudáveis e recomendáveis, mas qual é o melhor para a saúde? 

Caminhar ou correr ao ar livre pode ser uma maneira simples, prazeirosa e sem nenhum custo, de se manter a forma. Porém existem muitas questões a respeito da forma de praticar e o que é melhor, andar ou correr. Ambas as atividades proporcionam melhora do condicionamento cardiorespiratório e fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, favorecendo a perda de gordura, porém o que seria melhor com relação aos riscos e contra indicações? Vejamos: 

Caminhar 

Ideal para iniciantes, gestantes e idosos por não ter contra-indicações e o risco de lesões articulares ser praticamente inexistente. 

Devemos, no entanto, começar devagar e gradualmente aumentar o ritmo e a duração. Por exemplo, pode-se começar exercitando-se três vezes por semana durante 20 minutos cada dia e então ir aumentando o tempo de acordo com o desempenho até pelo menos 40 minutos e não excedendo 1 hora, para que possa usufruir dos benefícios fisiológicos e também a sensação de bem estar. 

Quanto ao ritmo, é individual, porém, se caminhar muito devagar pode não observar retorno pois a perda calórica é determinada pela intensidade(dificuldade) do exercício. 

Correr 

É excelente para perda de peso. Observa-se uma relativa melhora na capacidade aeróbica além da queima calórica ser mais eficaz. 

Pode-se iniciar o programa da mesma forma que a caminhada, porém um alerta: se a pessoa estiver acima do peso ou obeso ou possui lesões articulares que possam piorar com o impacto, não é aconselhável a prática da corrida. 

Escolha das roupas e Tênis; 
É preciso também escolher o tênis adequado para amortecer o impacto das passadas e usar roupas leves que absorvam o suor. Quando ao solo, prefira grama, terra ou areia batida e procure evitar paralelepípedos, asfaltos e terrenos irregulares. Ou então, rpefira a esteira rolante que tem um sistema de amortecimento próprio.

Em geral, é importante que se faça antes de iniciar a prática destas atividades, uma avaliação com um médico, principalmente se tiver mais de trinta anos e dois fatores de risco para doença coronariana (ex: tabagista, história familiar, hipertensão, colesterol alto, etc).

Do mesmo modo, é importante que se faça um bom aquecimento, alongando os músculos à serem usados. Comece em um ritmo mais fraco e vá aumentando gradativamente até estabelecer o ritmo desejado, assim como um esfriamento(volta à calma) também é essencial para o retorno do organismo aos padrões basais(repouso). Por exemplo, caminhar mais devagar durante 3 a 5 minutos após a corrida ou caminhar e finalizar com alongamento. 
Monitore a freqüência cardíaca(FC) para verificar a intensidade(nem tão extenuante ou muito fraca). O ideal da FC de exercício seria 70% da FC máxima estabelecida no exame cardiológico ou utilize a fórmula: 

220 - IDADE = FC Máxima FC Máxima x 70% = FC de Exercício 

Ex.: Indivíduo com 50 anos 220 - 50 = 170 (FC Máx) 170 x 70% = 119 bpm 

Escrito por PortalNatura 

E ai você já faz caminhada se não comece o mais rápido possível!!

Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá querida amiga !!!

    Adorei o texto, muito objetivo e explica muito bem os benefícios de cuidados que devemos ter com estas duas atividades maravilhosas !!
    Fazer exercícios é tudo de bom ! Por isso sempre acho válido apoiar a inciativa de incentivar as pessoas a se movimentar !
    Eu corro 3x por semana, mas na própria academia que frequento mesmo, na esteira, já que aqui no meu bairro não tem um lugar legal pra praticar a corrida ou caminhada, o chão é muito irregular e tem muita poluição do trânsito.
    Adoro, me sinto outra pessoa depois de fazer meu treino, mas é super importante, como mencionado no texto, ter cuidados com a saúde, roupas e calçados adequados, para evitar lesões !
    Valeu por compartilhar !

    Um beijãooooo

    ResponderExcluir
  2. OI Samanata acho que é fundamental incentivar as pessoas a realizarem uma atividade, pois muito anos fui uma sedentária sem necessidade até que tive coragem de subir na balança e ela revelar a verdade e depois disso começou a minha vida de atividade física e lhe digo foi uma das melhores coisas que ja fiz na vida, pois além de perder peso, comecei a ter mais disposição, até as dores de cólicas que eram insuportáveis sumiram e um sono abençoado. Fazia todos os dias, mas hoje cuidando da minha mãe faço três vezes na semana, faço ao redor do condomínio onde moro e hoje já dou umas corridinhas,srsrsr

    Amiga obrigada por sua participação!!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir