COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Aprendendo a lidar com a angústia e ansiedade de maneira construtiva! - Dicas Para Mulheres

sábado, 14 de maio de 2011

Aprendendo a lidar com a angústia e ansiedade de maneira construtiva!


Sua Angústia Não é Você: Como Lidar com Ela?



Por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

É possível aprender a lidar com sua angústia ou ansiedade de maneira construtiva. Veja como.

Angústia é a sensação de inquietude, falta de serenidade e paz interior. Surge como uma sensação de “bolo na garganta”, “gastura”, aperto no peito, agitação, nervosismo, etc. O que fazer com isto? 

Angústia e ansiedade são sinônimos. Todos a possuímos. Uns a percebem e outros não. Uns lidam construtivamente com ela, outros destrutivamente. Uns são dominados pela angústia (mesmo quando pensam que não), e outros a dominam. No Antigo Testamento, o profeta Naum (1:9) diz que não virá uma segunda vez a angústia sobre a humanidade. A primeira vez é essa existência atual, desde a queda de Adão e Eva até o retorno de Jesus, o que dá cerca de 6 mil anos de angústia! Daí temos angústia existencial, no dizer dos filósofos, ou espiritual, como dizem as Escrituras. 

Nem todos possuem angústia ou ansiedade alta demais. Estando forte, ela se manifesta na pessoa por um dos “Transtornos de Ansiedade”, como fobia, doença do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, etc., por reações no corpo (doenças psicossomáticas), além de outras manifestações com ou sem doença orgânica junto. 

Ansiedade tem que ver com conflitos mentais. É como a luz vermelha no painel do carro que acende quando há problemas. É a “luz vermelha” que “acende” na mente indicando que algo funciona mal em sua vida, podendo ser a maneira de pensar negativa, auto-acusadora, auto-destrutiva, maus tratos contra si mesmo, ou também fruto de dificuldades no relacionamento com pessoas do seu passado e/ou presente, de você consigo mesmo, ou uma mistura disto. Maus tratos físicos pioram a angústia. 

A pessoa angustiada precisa pensar e tentar discernir o que a perturba, identificar o problema. Se encontra vários problemas, tente definir qual o pior. Se não acha a causa, por mais que pense, e a ansiedade permanece muito perturbadora, prejudicando o trabalho e contato social, pode ser preciso ajuda profissional temporária. Definindo qual o pior problema, o passo seguinte é agir para resolve-lo. Se não tiver solução porque não depende só de você, a saída é aceitar a perda. Aceitar não é concordar com o fato. É olhar a realidade e concluir: "Isto ocorreu em minha vida e não posso fazer nada para mudar." Daí volte-se para outras coisas em sua vida e siga adiante. Aceitar a impotência, liberta. 

Todos temos perdas. Não podemos ganhar tudo nesta vida injusta. Mas estar vivo é maravilhoso. Ter dores é realmente ruim. Entretanto, pense: o que é bom passa, mas o que é ruim, também passa. 

Resumindo: 

1) Angústia é sinal de que há conflito dentro da pessoa. 

2) Identifique qual o PIOR conflito que gera a angústia (ou tristeza). 

3) Se não consegue identificar nada e a angústia forte não passa, talvez seja necessário ajuda profissional com psiquiatra que atue com psicoterapia ou com psicólogo clínico. 

4) Veja o que você pode fazer para mudar a situação e tome um atitude. 

5) Faça o que depende de você, e pare de adiar o que pode e precisa fazer AGORA. 

6) Se algo não depende de você, comece a pensar que precisa aceitar a situação. 

7) Ao aceitá-la, ao invés de ficar brigando consigo mesmo(a), com pessoas, com a vida ou com Deus, relaxe e aceite. Há uma perda. E ela é real. 

8) Volte-se para outras coisas em sua vida, pois você ainda está vivo(a) e lúcido(a), por isso pode fazer algo de bom para si mesmo(a). 

Evite se concentrar na dor. Comece a PENSAR no que dá para fazer. Pense em coisas construtivas para achar saídas para seu sofrimento. A saída começa ao se pensar sobre o assunto e suportar a dor. A dor NÃO é você. Você a sente, mas não há outras coisas funcionando bem? O sentimento da dor NÃO tem que possuir sua mente e ocupá-la por inteiro. Ela é ALGO em sua mente, não o todo. O resto, a capacidade de pensar, de tomar decisões racionais para mudar o necessário, de fazer escolhas, permanece intacto. É esta parte intacta que deve ser usada agora para cuidar de si. Ninguém fará isto por você, nem remédios, nem profissionais de saúde, nem quem o(a) ama. É você mesmo. 

Não fique lamentando ou falando de sua dor para as pessoas. Pare de ter pena de si e do papel de vítima. Sendo adulto é possível pensar, não precisando negar a dor, mas também não precisando ser dominado(a) por ela. Não vem dor maior do que nossa capacidade de lidar com ela. Você é maior do que sua dor. Já a expressou o suficiente? Já chorou o suficiente? Já a verbalizou o suficiente para alguém confiável, ético, e que ouviu com empatia? Então, agora é hora de parar de chorar, de lamentar, de ficar falando para as pessoas sobre sua dor. Agora é hora de cuidar de si mesmo(a) com serenidade, aceitação, humildade, perseverança e esperança de melhores dias, pelo menos dentro de você. Aquele que aprendeu a lidar com sua angústia, aprendeu o mais importante. 

Uma dica do Dicas para Mulheres: Lembre-se temos um Deus que conhece TODAS as nossas necessidades e limitações e esta pronto para nos ajudar, conte com sua ajuda , ele nos convida a  deixar os fardos que carregamos sobre ele.

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

17 comentários:

  1. amiga ficou lindo seu novo cantinho,eu ainda não o conhecia mas agora ja estou fazendo parte.Parabéns por seu trabalho e disposição em levar o evangelho de Cristo a nós mulheres.Tenha uma bela caminha,e que a partir de hoje você possa estar nos ajudando a sempre continuar em frente sem desanimar.Te amo muitão viu e conte sempre comigo no que precisar!Tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. OI minha linda que benção te receber nesse novo trabalho,seja bem-vinda!!!

    Obrigda pelo carinho de sempre!!

    Abraço minha amiga

    ResponderExcluir
  3. OI amiga , como sempre, ótimas postagens, o que você escreve sempre me ajuda... olha é sério!!!
    Creio que apenas Deus é capaz de nos ajudar a controlar a angústia e ansiedade, quando conseguimos confiar nele de verdade... não sobra muito espaço para a ansiedade nos dominar!

    Mas quando ela nos domina, ai ai ai... é morte lenta na certa, pois as consequencias aparecem no físico e no espírito !!!

    Um beijão pra ti querida!! Fica na paz !!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina é verdade amiga somente em DEus podemos encontrar forças para prosseguir e não permitir que esses sentimentos nos controle, pois estamos vulneráveis a eles. Precisamo alimentar o nosso espírito nele que é a nossa fonte.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  5. todo tipo de situação em que nos encontramos desfavorável,é ruim mas se agente olhar um pouquinho para o lado verá sempre alguém pior que vc.e talvez não esteja tão desesperada(o) assim. isael

    ResponderExcluir
  6. É positiva quando a vencemos, mas vencê-la não significa livrar-se dela, mas do peso que ela causa. Particularmente quando estou diante deste sentimento, procuro refletir sobre o que originou a angústia e tento verificar se eu a causei, ainda que parcialmente. Meu próximo passo é corrigir o que eu fiz de errado para receber a angústia e se eu não fiz sozinha, acredito que fazendo a minha parte, posso estar livre para seguir adiante. E pensando assim ela passa!

    ResponderExcluir
  7. OI isael, também gosto de ver por esse ponto de que diante das angustias da vida sempre tem alguém passando pior e que não somos os unicos que esta vivendo isso. Aprendi a tirar os olhos do que não tenho e colocar no que Deus já me deu isso me faz ser grata e quando somos gratos a angustia dissipa.

    Amigo te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  8. OI Marivan , você disse uma coisa importante: mas vencê-la não significa livrar-se dela, mas do peso que ela causa, ter uma atitude positiva não é negar a existem mas saber lidar com ela. Podemos dissipa a angústia, agradecendo, olhando para o que ja temos, falando com pessoas, Deus nos deu recursos que possamos aprender a usa-los.

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  9. Querida Irismar
    Estava a precisar de ler um texto assim.
    Vim duas semanas descansar e relaxar para meu refugio ,minha terra natal mas falta sempre algo...e seu texto me fez bem.
    bem hajas amiga1

    beijos
    joana

    ResponderExcluir
  10. OI Joana, tem uma frase que diz: a angústia é uma das maneiras mais rápidas do mundo de se adoecer, retira-nos vitalidade, energia e capacidade de avaliação...( Desconhecido) que bom amiga essa postagem ter te ajudado, fico feliz com você!!

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  11. De fato, ansiedade indevida é um problema sério. Não deu pra ler o post todo, mas o pouco que li, gostei. Principalmente a parte de "não ter pena de si mesmo". Abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Io Lee, acho que no momentos de ansiedade nos ver como vitima ou ter pena de nós mesma é um passo ´para entrarmos em depressão. Como disse o amigo Isael quando passarmos por isso devemos olha para o lado alguém esta passando por uma situação pior e agindo diferente, que possamos aprender , somos ensináveis!!

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  13. OI Edilene, obrigada amiga por sua visita e participação!!

    Sempre é bem-vinda!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  14. me ajude estou muito angustiada e triste fico irritada por nada e sinto muita vontade de chorar a toda hora não tenho vontade de levantar da minha cama nem de me arrumar me acho feia :'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(:'(.

    ResponderExcluir
  15. oi amiga anonima nao tenho noção do tamanho da sua aflição, mas posso lhe dizer que o que vai fazer diferença em tua vida a maneira como você olha para as coisas que acontecem ao teu redor ou até mesmo as que não acontecem como espera. Esse tipo de atitude revela em alguns que caso que ocorreu algum tipo de frustração em sua vida. Tente conversar com alguém, tente se ajudar, tomando algumas atitudes como agradecer a Deus pela coisas que vc já tem por menores que sejam, saia com suas amiga, se é uma serva de DEus vá a igreja louvar ao Senhor junto com seus irmãos. Mantenha um coração grato. SE precisar conversar um pouco mais pode entrar em contato.

    Obrigada pela visita

    Deixo meu abraçooooo

    ResponderExcluir
  16. A ansiedade e a angústia,são péssimas conselheiras.
    Ás vezes me vejo tão contaminados por elas que,irracionalmente eu penso na morte como saída de emergência para os problemas. E nem estou com depressão,imagina se a tivesse. Depressão que é irmão da angústia e ansiedade,cada uma com seu grau de capacidade ser a tormenta ou iniquidade de uma pessoa!

    ResponderExcluir