COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO A causa mais comum da perda de visão! 28.10.16 - Dicas Para Mulheres

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A causa mais comum da perda de visão! 28.10.16


Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)


O que é? A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda de visão em pessoas acima de 55 anos.

O que você precisa saber: A principal causa de cegueira em pessoas com mais de 55 anos. A retina é a parte do olho em que as imagens se foram , ou seja, onde a visão realmente ocorre. Sua parte mais nobre, a mácula lútea, onde se forma a vi~soa central é bastante frágil. Com o passar do tempo, lesões vão ocorrendo lenta e regulamente na mácula, comprometendo pouco a pouco a visão central.


O diagnostico é feito pelo Oftalmologista, e o tratamento, complexo, pode ser medicamentos, por fototerapia ou através de suplementos alimentares ( que também atuam na prevenção da doença). 




Causas e fatores de riscos: Além da idade avançada , a DMRI pode ser caudada por fatores genéticos, pelo tabagismo, alcoolismo, obesidade, doenças inflamatórias e  doenças cardiovasculares.


A alimentação é um fatos importante, pois o pigmento da mácula provém da ingestão de substâncias ( chamadas  carotenoides) encontradas em diversos alimentos. Desntro essas substancias, as mais importantes na prevenção da DMRI são as luteína e a zeaxantina, que são consideradas potentes antioxidantes. Desequilíbrios na alimentação podem comprometer a ingestão destes caratenóides. 


O que são essas substâncias: São substancias que estão presentes em grande quantidades na mácula lútea da retina, formando um pigmento amarelo. Em latim lútea sig " Ponto amarelo",. Ou seja , a luteína ( e sua molécula irmã, a zeaxantina), já faz parte naturalmente do olho. Esse pigmento amarelo serve como proteção contra os efeitos nocivos da luz. A luteína e  zeaxantina filtram a luz que chega á mácula, principalmente a azul que é a mais nociva luz visível. A luz azu, e também os raios ultravioletas, agridem causando lesões . As principais fontes emissoras de luz azul é radiação ultraviolta são o sol, Tv e telas e computadores. 

Essas substancias ajudam a reduzir as chances de doenças oftalmológicas como a catarata e a degeneração macular, males relacionados à idade e que levam à cegueira. A luteína e a zeaxantina têm ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres.


Depois vamos trazer mais informações sobre essas duas substancias tão importantes para a nossa visão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário